segunda-feira, 20 de julho de 2009

Discriminação ou Grupo de risco?

Esta semana foi notícia de jornal ou de qualquer meio de comunicação a impossibilidade dos homossexuais do sexo masculino poderem contribuir na dádiva de sangue visto estes mesmos apresentarem elevados comportamentos de risco. O governo fez questão de frizar que quanto aos homossexuais do sexo feminino poderiam fazer parte deste mesmo gesto... Será um modo de tentarem demonstrar que não se trata de discriminação?
Parece algo caricato visto haverem estudos realizados que demonstram que os comportamentos de risco têm aumentado entre pessoas heterossexuais, assim como nas faixas etárias superiores tem aumentado o número de pessoas a contrair HIV...
No meu ponto de vista esta decisão contribui mais uma vez para cada um de nós se manter no anonimato. Ninguém precisará de saber que comportamentos temos, que tipo de relações sexuais preferimos e assim cada um ser livre para doar sangue, a não ser que em análises prévias algo seja detectado...o que só fará que as estatísticas se tornem ilusórias e que nínguem tenha a percepção correcta daquilo que é discriminado.
Todos podemos ser heterossexuais aos olhos do sistema de saúde, basta negar ou omitir realmente aquilo que somos...e todos nós somos criados desde que nascemos, a não ter determinados comportamentos ou a ser-nos negadas determinadas atitudes, logo já seremos perfeitamente capazes a adaptarmo-nos a esta realidade fictícia!

Sem comentários:

Enviar um comentário